mãe acusa escola de rejeitar filha com doença rarag1.globo.com/sp/campinas-região/noticia/2012/08
SE ISSO TIVESSE ACONTECIDO NO SÉCULO PASSADO , EM QUE AS ESCOLAS AINDA ESTAVAM SE ADAPTANDO A IDEIA DA INCLUSÃO ATÉ QUE PODERÍAMOS ENTENDER , MAS DEPOIS DE TANTO SE ESTUDAR, DISCUTIR, E GARANTIR OS DIREITOS A ESCOLARIZAÇÃO REGULAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS , ISSO SE TORNA UM ABSURDO, UM CASO DE POLÍCIA .
ACREDITO QUE A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES NA SOCIEDADE SEJA UM DOS FATORES QUE LEVAM "EDUCADORES" A AGIREM DESTA FORMA:SIMPLESMENTE NÃO ACEITAREM EM SUAS " INSTITUIÇÕES" CRIANÇAS DITAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
MEDO ? DE QUE ? DE NÃO CONSEGUIR HOMOGENEIZAR AS TURMAS? MEDO DE SEUS PROFISSIONAIS NÃO CONSEGUIREM TRABALHAR DE FORMA " TRANQUILA?" SEM EVENTUAIS SITUAÇÕES QUE ESSAS CRIANÇAS PODERIAM GERAR, COMO SE QUALQUER OUTRA CRIANÇA ESTIVESSE IMUNI A QUALQUER EVENTUALIDADE QUE A FIZESSE DE UM DIA PARA OUTRO NECESSITAR DE ALGUM CUIDADO ESPECIAL .MEDO DAS FAMÍLIAS DAS OUTRAS CRIANÇAS CRIAREM SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS?
MEDO DE PERDER ALUNOS OS DITOS "ALUNOS BONS" POR CORREREM O RISCO DE ALGUMA EVENTUALIDADE?
O PAPEL DA ESCOLA É EDUCAR , E EDUCAR SIGNIFICA ENVOLVER A COMUNIDADE NO PROCESSO , NÃO É SÓ DESENVOLVER A GRADE DE CONTEÚDOS COM SEUS ALUNOS,É EDUCAR NA CIDADANIA, É CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MELHOR . ALIÁS TUDO ISSO DEVE ESTAR ESCRITO COM CERTEZA NOS BELÍSSIMOS E INÚTEIS DOCUMENTOS , PLANOS, PROJETO E FILOSOFIA DESSAS ESCOLAS , PAPEIS, PAPEIS E MAIS PAPEIS ENGAVETADOS.
A VERDADE É : EDUCAR É UMA TAREFA QUE EXIGE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, AÇÕES EDUCATIVAS QUE CONTRIBUIRÃO PARA MUDANÇA DE MENTALIDADE DA SOCIEDADE, ESCOLA É AMBIENTE TRANSFORMADOR, ESCOLA É AMBIENTE DE LUTA , MUITO TRABALHO E ESTUDO CONSTANTE, AFINAL EDUCADORES DEVERIAM SER ETERNOS APRENDIZES .
EDUCAR NÃO É TAREFA PRA QUEM BUSCA NA ESCOLA UM ESPAÇO DE TRANQUILIDADE, HOMOGENEIDADE, GLAMOUR , DINHEIRO E PODER , O NOME DISSO É BRINCAR DE ESCOLINHA.
ESCOLA É OUTRA COISA ... É!!! TALVEZ A MÃE DA LETÍCIA TENHA SE EQUIVOCADO E AO INVÉS DE ENTRAR NUMA ESCOLA ENTROU NUM OUTRO LUGAR ONDE ADULTOS BRINCAVAM DE ENSINAR.
BEM VINDO! (clique no nome do blog para ver todas as postagens)
QUEM SOMOS?
Profissionais que oferecem assessorias pedagógicas e administrativas na área educacional.
SERVIÇOS OFERECIDOS
- Cursos e oficinas de capacitação para professores.
- Assessoria e orientações periódicas a gestores e coordenadores.
- Implantação de projetos educacionais.
- Capacitações e encontros a partir das necessidades e solicitações da instituição de ensino.
- Acompanhamento e orientação para elaboração de documentos internos da instituição: Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Ensino e Grade Curricular.
Profissionais que oferecem assessorias pedagógicas e administrativas na área educacional.
SERVIÇOS OFERECIDOS
- Cursos e oficinas de capacitação para professores.
- Assessoria e orientações periódicas a gestores e coordenadores.
- Implantação de projetos educacionais.
- Capacitações e encontros a partir das necessidades e solicitações da instituição de ensino.
- Acompanhamento e orientação para elaboração de documentos internos da instituição: Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Ensino e Grade Curricular.
- Aulas online, mini cursos, workshops.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Essa exclusão existe tbm em maior intensidade na chamada maioridade. É tão cruel qto o preconceito racial, social, economico e outros, tão discutidos e combatidos, mas sem nenhum sentido prático de mudança. Seu comentario revela um civismo, um patriotismo e um idealismo fervoroso, lamentavelmente fora de móda para uma sociedade cuja dependencia do mal exemplo que vem de cima, ainda vai continuar por muito tempo, mesmo depois que eles (os de cima) mudarem??? UTOPIA!!! O que não deve é morrer a esperança dos que acreditam e ainda lutam como voce. Parabens pelo comentario Bjus do poetamigo
Postar um comentário